.............................................................

terça-feira, 30 de outubro de 2007

O que é o Soro Fisiológico e suas aplicações...

=> Soro fisiológico é uma solução isotónica em relação aos líquidos corporais que contem 0,9%, em massa, de NaCl em água destilada, ou seja, cada 100mL da solução aquosa contém 0,9 gramas do sal. 100 mL de soro fisiológico contem 0,354 gramas de Na+ e 0,546 gramas de Cl-, com pH = 6,0.

Aplicações:
  • Higienização nasal : para pacientes com resfriados, gripes ou com sintomas alérgicos;
  • Desidratação: para reposição de iões de sódio e cloro;
  • Limpeza de ferimentos;
  • Limpeza de lentes de contato;
  • Em preparados para microscopia.
Deve ser usado frio e devidamente esterilizado, portanto, deve ser guardado em geladeira. Deve ser considerado como um medicamento, portanto, só deve ser usado sob prescrição médica.
Precauções:
Alguns soros fisiológicos contêm aditivos e por esse motivo não podem ser utilizados em oftalmologia.
Curiosidades:
- Soro glicosado é uma solução isotónica em relação ao sangue, que contém 5%, em massa, de glicose ( C6 H12 O6 ) em água destilada, ou seja, cada 100 mL de soro glicosado contém 5 gramas de glicose. A glicose é uma fonte de energia que é facilmente absorvido pelas células, daí ser extensivamente usado em medicina como nutriente energético, via endovenosa. Existem soros glicosados com concentrações de 2,5% e 10% que são, respectivamente, hipotonico e hipertonico em relação ao sangue. O soro glicosado deve ser considerado um medicamento, portanto, só deve ser usado sob prescrição médica.
- Soro Caseiro é uma tecnologia social que consiste na preparação e administração de uma solução aquosa de açucar e sal de cozinha recomendado para prevenir a desidratação, resultante de vómitos e diarreias. Com a diarréia e/ou vômito ocorre perda de água e sais minerais pelo organismo. A função do soro caseiro, por via oral, é a de reposição desses elementos perdidos. Um erro na concentração de sal e açúcar pode provocar convulsão numa criança desidratada. Para evitar erros na concentração, a UNICEF divulga a utilização de uma colher-padrão que já apresenta as medidas para a preparação do soro. O soro caseiro é preparado dissolvendo-se uma medida rasa de sal (medida menor da colher-padrão) e três medidas rasas de açúcar (medida maior da colher-padrão) em um copo de água limpa (ou 1 litro de água c/ 3.5g de sal e 40g de açúcar).
O soro deve ser ministrado apenas para prevenir a desidratação ou quando ocorrerem os sintomas iniciais. Em casos mais graves o paciente deve ser encaminhado imediatamente a um médico.

1 comentário:

ofelliajaggi disse...

Titanium Spork T-Shirt | T-Shirt | T-Shirt
The used ford escape titanium design of 2020 ford ecosport titanium T-Shirt has gold titanium a design of "Tinting," which is solo titanium razor one titanium connecting rod of the most recognizable parts of a traditional travel-wear style,